Fazer apresentações em sala de aula ou para chefes e clientes pode ser bastante constrangedor.Falar diante de um público, seja ele conhecido ou não, deixa muitas pessoas nervosas. A situação piora ainda mais se você se sente inseguro quanto à sua apresentação. Para evitar esse tipo de sentimento, confira 5 dicas simples que podem ajudá-lo a fazer apresentações envolventes.
1. TAMANHO DA FONTE
Nunca use uma fonte com tamanho inferior a 24. Quanto menor a fonte, mais informação você terá de colocar para preencher o espaço vazio, o que não é bom. Além disso, fontes pequenas impossibilitam que as pessoas leiam as informações oferecidas no slide.
2. TÓPICOS
É fundamental que você divida as informações da sua apresentação em tópicos. Lembre-se de que a função de um slide é apontar para o palestrante os próximos assuntos a serem discutidos. Nunca use sentenças completas ou parágrafos inteiros como fonte de informação.
3. IMAGENS
Faça uso efetivo das imagens como apoio para o que você está dizendo. Inclua o mínimo possível de texto em suas apresentações. Em vez de preencher seus slides com linhas e mais linhas, por que não selecionar imagens relevantes a respeito do assunto discutido? Mantenha em mente a máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras.
4. TEXTO DE APOIO
Essa é exatamente a função dos slides: oferecer apoio para o palestrante. Nem pense em ler exatamente o que está escrito na sua apresentação. Se o objetivo fosse esse, não seria necessário alguém para discutir os tópicos. Ler exatamente o que está escrito nos slides vai fazer com que você pareça inseguro. Você precisa saber sobre o que está falando e não contar com a explicação disponível nos slides.
5. NÚMERO DE SLIDES
Ainda que o assunto discutido seja extenso, limite o número de slides. Pense em como você se sente desanimado quando é obrigado a assistir apresentações longas demais. É exatamente assim que sua audiência vai agir: como se a sua apresentação fosse eterna. Procure ser conciso.
- Autor: Universia Brasil