Dicas

12 dicas para escrever cada vez melhor

53.jpgEscrever é algo libertador. Pelas letras e papel, você tem a possibilidade de expressar tudo aquilo que não tem coragem de falar em voz alta ou em seus pensamentos. Além de ser um ato pessoal e íntimo, escrever também faz parte da rotina de praticamente todo profissional. Por todos esses motivos e muitos outros, é importante procurar escrever cada vez melhor.

 1. FAÇA UM BRAINSTORM

Se você for escrever um romance, por exemplo, pense em um enredo. O que acontece em sua história? Quem são os personagens principais? Qual é a principal discussão de toda a trama? Escreva todas as suas ideias e não descarte nenhuma, pois cada pequena inspiração pode se desenvolver em algo ainda maior e melhor.

 

2. FAÇA UM RASCUNHO

Para organizar suas ideias, uma boa alternativa é sempre fazer um rascunho daquilo que pretende escrever. Um relatório, história de ficção ou poema, todas as formas de texto podem utilizar desse recurso para serem aprimoradas.

 

3. REFLITA

Não tenha pressa para escrever seu texto, pois quando mais ansiedade você tiver, pior seu texto corre o risco de ficar. Reflita profundamente naquilo que pretende expressar, pois a qualidade do material irá mostrar seu esforço.

 

 4. ESCOLHA AS IDEIAS PRINCIPAIS

A partir de sua reflexão, identifique quais são as ideias principais e que são indispensáveis para seu texto. Construa os parágrafos ao redor dessas ideias e cuide para seguir uma ordem coerente.

 

5. FAÇA OUTRO RASCUNHO

Depois de pensar em todos esses aspectos, muitas coisas em sua história ou texto podem ter sido alteradas. A partir dessas mudanças, faça um novo rascunho.

 

6. ESCREVA LIVREMENTE

Paralelamente a esse rascunho, você também pode escrever sem nenhuma amarra ou ideia fixa. Esse tipo de ação pode desencadear momentos de inspiração e criatividade que beneficiam o texto original.

 

7. CONFIRA A COERÊNCIA

Depois de fazer um novo rascunho, confira se todas as ideias estão claras, objetivas e coerentes.

 

 8. CONFIRA A NECESSIDADE

Todos os detalhes, descrições e informações oferecidas são necessárias? Edite o texto de maneira que ele esteja dentro do necessário, sem passar por floreios que podem desgastar a leitura.

 

9. JUNTE A INSPIRAÇÃO COM O RASCUNHO

Se tiver escrito o texto livre, aproveite as ideias que achou mais interessantes e adapte-as para seu rascunho do texto original.

 

10. CORREÇÃO GRAMATICAL

Não confie exclusivamente em corretores ortográficos de editores de texto, como o Microsoft Word. Você pode, por exemplo, pedir para algum professor ou colega conferir também.

 

11. CONFIRA SE HÁ ALGO FALTANDO

Para saber se todas as informações estão claras e suficientes, peça para alguma pessoa que ainda não conhece a história ou situação ler seu texto e procurar por brechas de informação e outros erros.

 

12. REESCREVA

Depois de todas as novas considerações feitas, tanto por você, quanto por outros, reescreva seu texto com as novas considerações.

 

Anúncios

Um comentário em “12 dicas para escrever cada vez melhor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s