Dicas Profissionais

4 dicas para escrever um bom e-mail corporativo

54A comunicação é parte essencial da vida profissional e precisa ser encarada com bastante seriedade. No caso do envio de e-mails, por exemplo, muitos profissionais acabam metendo os pés pelas mãos e exagerando na quantidade de mensagens, ou escrevendo textos pouco apropriados para o ambiente corporativo.

Além disso, um estudo internacional apontou que cerca de 25 por cento do dia útil de um profissional é gasto para responder e redigir e-mails, reforçando a importância desse tipo de comunicação. Por isso, confira 4 dicas para escrever um e-mail corporativo e não fazer feio com os gestores e colegas de escritório.

1 – Evite saudações muito informais

“Oi” e “E aí”, por exemplo, são informais demais para o ambiente corporativo. Quando for enviar um e-mail para alguém que não conhece e estiver em dúvida entre qual tipo de linguagem usar, aposte em termos mais formais, assim não haverá nenhum tipo de problema com o destinatário.

2 – Não faça piadas inapropriadas

É muito fácil uma piada ou frase engraçada serem mal interpretadas em um e-mail, já que quem recebe a mensagem não consegue identificar o tom usado pelo remetente. Por isso, tente evitar esse tipo comentário, a não ser que o destinatário seja um amigo ou colega mais íntimo.

3 – Erros de ortografia e gramática

Tente dedicar 30 segundos extra para passar os olhos pelo e-mail uma segunda vez antes de enviá-lo. Seus erros de português, por menor que sejam, serão notados por algum colega mais atento, que poderá julgar mal o equivoco.

4 – Preste muita atenção

Sem dúvida, acidentes acontecem, mas enviar mensagens incompletas ou para o destinário errado são alguns erros que devem ser evitados ao máximo. Para evitar que isso aconteça, deixe para colocar os endereços de e-mail dos colegas só depois de ter escrito e revisado a mensagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s