Dicas

6 maneiras de melhorar sua concentração

61A concentração é uma habilidade fundamental para garantir o sucesso nos estudos e na carreira. Quando bem concentrado, você se torna mais produtivo e, em consequência, mais eficiente ao realizar suas tarefas. No entanto, manter a concentração pode ser trabalhoso, especialmente se você tem muitas coisas com o que se preocupar. Para não sofrer ao se concentrar, confira 6 maneiras de melhorar o processo.

1. DESENVOLVA EXCLUSIVIDADE

Concentração significa direcionar todo o seu foco para uma coisa, deixando todas as outras de lado. Qualquer que seja o critério para selecionar a atividade mais importante, você deve direcionar toda a sua atenção para ela. Ou seja, para melhorar a sua concentração é fundamental que você pare de tentar fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Se você for capaz de oferecer atenção exclusiva a uma tarefa, poderá desenvolver uma capacidade intensa de concentração e, por consequência, concluirá suas tarefas com muito mais qualidade e de maneira mais rápida.

2. CONTROLE SEUS PENSAMENTOS

Os principais bloqueadores de concentração são os nossos próprios pensamentos. Ideias aleatórias e inesperadas podem distrair facilmente e a única solução para isso é aprender a controlar seus próprios pensamentos. A primeira coisa que você deve saber, nesses casos, é que você tem o poder de aceitar ou rejeitar esses pensamentos. Portanto, nesses casos, você deve estar atento para pensamentos inesperados, de maneira que seja capaz de expulsá-los da sua mente, nem que seja por um curto período.

3. PRATIQUE

A concentração é uma atividade como qualquer outra, que pode ser praticada. Quando mais você treinar, melhor será a sua capacidade de concentração. A concentração funciona como um músculo, que quanto mais você exercita, mais forte ele se torna. Existem exercícios específicos que você pode fazer, como procurar manter o foco em um pequeno ponto de um objeto, mas existem diversas possibilidades na sua rotina, como tentar ouvir a música dos seus fones de ouvido apesar da conversa ao seu redor.

4. MEDITE

A prática da meditação certamente irá melhorar seus poderes de concentração. Na verdade, quando você tenta meditar a concentração é a primeira coisa que você precisa. Um período diário de meditação dá a você a chance de trabalhar em técnicas específicas de concentração. Isso pode envolver atividades como manter o foco na chama de uma vela ou mesmo na sua própria respiração. Embora pareçam simples, essas técnicas podem ser muito efetivas.

5. NÃO TENHA MEDO DE MUDAR

É difícil se concentrar em uma mesma coisa por um longo período de tempo. Por isso, algumas vezes a melhor solução é mudar. Se você já manteve a concentração em uma tarefa por uma hora e ainda não conseguiu concluí-la, mude. Direcione o seu foco para outra coisa. Essa mudança de atividade faz com que você seja capaz de ativar diferentes habilidades e permite que você mantenha a concentração sem se sentir esgotado por uma ou outra tarefa.

6. FIQUE ALERTA AOS SINAIS FÍSICOS

O seu poder de concentração depende, em grande parte, do seu bem-estar físico. Se você se sente cansado, não está saudável ou está preocupado com outros problemas, será mais difícil se concentrar. Claro que ainda é possível manter o foco, mas a tarefa se torna mais trabalhosa. Por isso, é fundamental que você cuide da sua saúde física.

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