O farmacêutico estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados e orienta seu processo de fabricação. Pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanitárias estão sendo cumpridas. Em laboratórios de análises clínicas, faz exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas tradicionais ou personalizadas.
O que você pode fazer
Alimentos Analisar a ação de determinadas substâncias no organismo humano e controlar a qualidade dos alimentos.
Análises clínicas e toxicológicas Analisar material biológico para detectar doenças causadas por agentes infecciosos ou intoxicação.
Atenção farmacêutica Orientar pacientes em drogarias, laboratórios e indústrias farmacêuticas.
Área ambiental Controlar a qualidade da água, do solo e do ar em determinadas regiões.
Biologia molecular Fazer análises laboratoriais envolvendo técnicas de biologia molecular, em exames como o de paternidade.
Bioquímica clínica Analisar exames para verificar as alterações do organismo detectáveis por testes laboratoriais.
Cosmetologia Formular cosméticos e produtos de higiene em indústrias e farmácias de manipulação. Atuar no controle de qualidade desses produtos.
Farmácia clínica Acompanhar pacientes submetidos a tratamentos longos. Assessorar médicos e enfermeiros.
Farmacovigilância Analisar medicamentos e cosméticos para saber se cumprem o que prometem ao consumidor.
Gestão Comandar um departamento na indústria farmacêutica, administrando custos, projetos e pessoal.
Medicamentos Pesquisar e testar princípios ativos e novas drogas na indústria farmacêutica.
Pesquisa clínica Observação clínica de pacientes que recebem medicamentos novos no mercado.
Vendas Comercializar medicamentos em drogarias ou diretamente para hospitais e postos de saúde. Preparar remédios personalizados, conforme prescrição médica.
Vigilância sanitária Analisar e controlar medicamentos, insumos para laboratórios ou alimentos.
Mercado de Trabalho
O mercado farmacêutico brasileiro já é o sexto maior do mundo e poderá chegar à terceira posição até 2018. Ele é impulsionado pelo tamanho da população, o aumento da renda e a ampliação de programas governamentais de assistência farmacêutica. Fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises clínicas são grandes empregadores e procuram profissionais bem qualificados, como os bacharéis. No primeiro semestre de 2016 foi registrado um crescimento de 30% na demanda por gestores na indústria farmacêutica. O setor público, representado pelas farmácias populares e pelos serviços de vigilância sanitária, é outro tradicional empregador. Os graduados podem, ainda, atuar na área científica de pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense. Em 2014, foi promulgada a lei que exige o farmacêutico em qualquer local de dispensação de medicamentos, o que tornou obrigatória a presença do profissional nas farmácias privadas, bem como nas unidades básicas de saúde (UBS), elevando a procura pelo graduado.