Dicas

7 formas de deixar o seu cérebro mais eficiente em 2017

24É fácil esquecer que o seu cérebro também precisa de alguns cuidados para funcionar bem. Ele também precisa de exercício, e também se beneficia de uma alimentação balanceada, por isso, não descuide do órgão mais importante do seu corpo.

Veja a seguir 7 formas de deixar o seu cérebro mais eficiente sem precisar fazer grandes mudanças na sua rotina. Confira:

1. SE EXERCITE REGULARMENTE

Pode não parecer uma forma óbvia de exercitar o seu cérebro, mas exercícios físicos como corrida, natação ou os feitos em academia são muito benéficos para o cérebro. As toxinas liberadas durante a atividade deixam a mente mais clara, reduzem o estresse e ainda incentivam o cérebro a produzir novas células.

2. SEJA CURIOSO

Seu cérebro se beneficia muito se você para de levar as coisas como fatos e começa a questioná-las. Cair na rotina e levar as coisas do dia-a-dia como fatos inquestionáveis fazem o seu cérebro funcionar em capacidade reduzida, afinal não existem desafios para superar. Para incentivá-lo, procure começar com mudanças pequenas na sua rotina como uma nova rota para o trabalho ou u café da manhã diferente.

3. COMA DIREITO

A dieta tem um impacto muito grande nas funções do seu cérebro, afinal ele também se alimenta do que você o oferece. O cérebro recebe 20% de todo o oxigênio e de todos os nutrientes que você consome. Por isso, é uma boa ideia garantir que ele receba comida de qualidade. Isso inclui frutas frescas e alimentos ricos em Omega-3, como peixes oleosos.

4. OUÇA MAIS MÚSICA

Ouvir e tocar música só expande o seu potencial de aprendizado, além de permitir que você pense mais rápido e com mais exatidão. As músicas, de qualquer gênero musical, ainda têm a vantagem de poderem ser consumidas em momentos em que você não estaria incentivando o seu cérebro a trabalhar, como no transporte ou enquanto você espera.

5. DURMA O SUFICIENTE

O melhor detox para o cérebro é o sono. Quando você dorme seu corpo usa esse tempo para regenerar as células e remover as toxinas que se acumulam no corpo ao longo do dia. A dica é dormir antes da meia noite para aproveitar as melhores horas de sono.

6. PENSE POSITIVO

Estresse e ansiedade são culpados por ativamente matar células neurais, além de impedir que células novas sejam criadas. Superar esses pensamentos e chegar numa mentalidade positiva pode ser difícil, mas faz muito bem ao seu cérebro. Lembre-se que o melhor jeito de lidar com pensamentos negativos é enfrenta-los, e não deixar que eles rondem o fundo da sua mente por dias. Separe um momento para refletir, e se necessário escrever sobre as suas preocupações, assim como possíveis soluções para se livrar da ansiedade. Seu cérebro agradece.

7. LEIA

Ler faz bem ao cérebro por mais de uma razão. Primeiramente, é uma forma de escapismo, e permite que o seu cérebro reduza a pressão e pare de focar no estresse do dia-a-dia. Além disso, ler é uma forma de obrigar seu cérebro a visualizar o que você está lendo e, portanto, exercitar a sua imaginação e criatividade.

Fonte: Universia Brasil

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