Dicas

Volta às aulas: 7 dicas para estudantes

27Por que é tão difícil se adaptar à rotina da volta às aulas, após um período de férias escolares? A resposta é simples. Sair da zona de conforto é sempre um desafio. Nas férias, o corpo e a mente se desligam da rotina, das preocupações e do estresse.

Mas, ainda assim, é possível voltar às aulas sem sofrimento. Para guiá-lo nesse desafio, reunimos 7 dicas para você retomar seu foco nos estudos de forma simples e, por que não, prazerosa.

# 1 Evite a procrastinação

Não deixe a organização para depois. Sempre que começar um novo semestre letivo, seja na escola, curso ou universidade, revise ou crie um novo Plano de Estudos. Com o nosso Calendário online você faz isso de maneira simples e, além de motivar-se para os dias de estudo, consegue acompanhar a sua evolução nos estudos.

# 2 Respeite seu sono

Após o período de descanso é difícil voltar à rotina, especialmente na hora de dormir. Tente regular o seu padrão de sono, retornando gradualmente à sua rotina, alguns dias antes do início das aulas. Lembre-se sempre:  8 horas de sono são fundamentais para tirar o máximo proveito do seu dia.

# 3 Comece gradualmente

Não é sábio retomar os estudo de forma drástica, dedicando muitas horas de estudo por dia na primeira semana de aula. No seu plano de estudo, aumente progressivamente a sua carga de estudo com o passar das semanas. Isso o ajudará a evitar o estresse e gerenciar melhor seu tempo de estudo.

# 4 Estude on-line

Com tantas opções de aplicativos para estudar, porque não escolher um que lhe ajude em tudo? Você vai aprender de forma visual, interativa e em qualquer lugar. Com os apps de GoConqr você pode acessar seus Mapas Mentais, Flashcards, Notas e Simulados e estudar na palma da mão. Para otimizar ainda mais seu aprendizado, você também pode criar seus Flashcards para estudar datas históricas, conceitos, vocabulários e fórmulas. Aprender assim é mais fácil, porque facilita a fixação do conteúdo na memória, poupa seu tempo e ainda é divertido.

# 5 Organize-se

Quando chegar a hora das provas, é fundamental que você tenha seu material de estudo organizado. Para tanto, reúna seus resumos, Mapas Mentais, Flashcadrs, Simulados, vídeo-aulas, imagens e gráficos em um único lugar. Organize por tema e tópicos, dessa forma será mais fácil revisar o conteúdo antes das provas. Pensando nisso, criamos a ferramenta de Slides. Ali você reúne todo o seu material de estudo de forma simples e visual.

# 6 Exercite-se

O exercício físico ajuda a desestressar. Também contribui para boas noite de sono, além de lhe dar mais energia e foco para se dedicar aos desafios da aprendizagem e dias de provas que virão. Escolha uma atividade que lhe dê prazer e reserve espaço para isso no seu Plano de Estudos.

# 7 Atitude Positiva

Após um período de descanso, você deve voltar às aulas com uma nova perspectiva. Otimismo e pesnamentos positivos irão lhe ajudar a passar pelos obstáculos seja no ambiente escolar, quanto no seu próprio processo de aprendizagem. Foque no prazer de reencontrar seus amigos, explore conteúdos que lhe interessam utilizando novas técnicas de estudo, como Mapas Mentais, Flashcards e Simulados on-line e em atividades extra-curriculares para lhe motivar ainda mais.

 

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s