É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para a tomada de decisões. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Pode ajudar a traçar planos de investimento. Numa empresa, pode atuar na área tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil. Pode ainda trabalhar em escritórios de contabilidade, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio. Algumas atividades são exclusivas desse profissional, como a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contador, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
O que você pode fazer
Auditoria Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços. Contabilidade ambiental Controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.
Contabilidade gerencial Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando suas transações e fornecendo dados para a tomada de decisões.
Controle e perícia Coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.
Ensino Dar aulas em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas na área contábil.
Mercado de Trabalho
Desde 2010, quando o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, o mercado para esse bacharel tem se mantido aquecido. Outros fatores que elevam a procura são a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital, a complexa matriz tributária brasileira e a falta de especialistas qualificados. Escritórios de consultoria e empresas contratam o bacharel para trabalhar na área tributária e na tesouraria. E escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais. Os setores de controladoria e de auditoria ganham importância no atual cenário econômico pela necessidade de planejamento voltado ao crescimento e para reduzir riscos e fraudes. Também é possível atuar como autônomo ou no setor público. O mercado valoriza profissionais com visão gerencial e capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. O domínio do inglês é um diferencial. Há vagas em todo o país.