Dicas Profissionais

4 mudanças de mentalidade para fazer networking parecer menos horrível

3Fazer contatos profissionais é necessário em qualquer carreira, mas não é difícil encontrar quem odeie ter que construir sua rede de contatos. Um modo de desenvolver bem as suas habilidades de networking é encarar a atividade de maneira diferente.

A seguir, confira a seguir 4 mudanças de mentalidade para deixar o networking mais fácil para você:

 

1. LEMBRE-SE QUE A MAIORIA DAS PESSOAS SE SENTE DO MESMO JEITO

Algumas vezes, as pessoas entram em um evento, veem um cômodo cheio de pessoas conversando e se sentem impostores. Eles acreditam que todo mundo lá sabe exatamente o que está fazendo e se perguntam como vão conseguir “enganar” esses profissionais.

Mas imagine que a abordagem nessa situação seja feita com uma mentalidade diferente. Ao invés de se preocupar se alguém vai julgar você, lembre-se que você está num cômodo cheio de pessoas fazendo o melhor que elas podem. Um grupo de pessoas que também está nervoso e não sabe muito bem como abordar um estranho.

De repente, ao invés de estar sendo encurralado por pessoas superiores a você, você está num cômodo cheio de aliados, de pessoas que ficariam felizes de falar com você. De pessoas que, se cometem alguns erros ao interagir com você, é só porque não são profissionais em networking também.

 

2. SE A SUA ESTRATÉGIA NÃO ESTÁ FUNCIONANDO, TENTE OUTRA COISA

Sabe o que mais adiciona muito estresse para o networking? Tentar se forçar a fazer as coisas de um jeito que nunca funciona para você.

Essa dica é ótima porque é muito fácil de implementar. Talvez você odeie contatar estranhos no LinkedIn e pedir para examinar os seus cérebros. Por isso, pare de fazer isso, e procure outras formas de aprender mais sobre empregos diferentes. Odeia grandes eventos? Pare de se inscrever para eles e procure oportunidades para fazer networking em grupos menores.

Se existe algo sobre networking que você odeia, pergunte a si mesmo como se conectar a pessoas sem precisar passar por essa característica. E se é um passo essencial (como falar com pessoas novas), pense em como tornar a atividade em algo menos assustador. Isso pode ser trazer alguém com você ou se aquecer conversando com alguém que você já conhece

 

3. ENTENDA O QUE VOCÊ ESTÁ PEDINDO

A maioria das pessoas odeia networking porque está fazendo as perguntas erradas, da maneira errada. Isso geralmente leva a resultados ruins, o que te deixa se sentindo incomodado. Por exemplo, se você seguir alguém no LinkedIn e chegar perguntando, “Você me apresenta ao seu CEO?”, provavelmente não vai dar certo.

A primeira coisa é se lembrar de que existem mais formas de alguém ajudar você, além de te contratar ou apresentar para a pessoa mais famosa da companhia. Quando você estiver sentindo dificuldades em pedir ajudar, dê um passo para trás e considere o que você está pedindo. Para estranhos e contatos distantes, dê opções para a pessoa. Por exemplo, pergunte se a pessoa conhece alguém que está contratando, ou boas fontes de vagas na área dela. Isso aumenta a possibilidade da pessoa te responder, e ajuda você a ter mais coragem para perguntar de novo no futuro.

 

4. FOQUE EM COMO VOCÊ PODE AJUDAR

Networking pode parecer algo excessivamente centrado em você mesmo, e isso incomoda muita gente. Por isso, é uma boa ideia inverter o script e virar a conversa para a outra pessoa. Em outras palavras, você provavelmente já ouviu o conselho de que se uma conexão te ajuda, você deveria encontrar formas de retornar o favor.

Se isso é estranho para você, coloque a outra pessoa em primeiro lugar antes de precisar do favor. Mande um e-mail indicando um artigo que você acha que a pessoa vai gostar. Entre em contato com um amigo do Facebook ou um contato do LinkedIn que acabou de começar um novo emprego e pergunte como eles estão indo. Procure por pessoas que você pode ajudar sem ter que pedir nada de volta.

Se você tem uma mentalidade de “Estou tentando me conectar com novas pessoas, e estou feliz em ajudar”, você vai se sentir bem em ajudar, ao mesmo tempo que investe na sua rede de contatos. E quando você precisar de algo mais tarde, não vai se sentir culpado em pedir.

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