Dicas

Lições de Nelson Mandela: O que Podemos Aprender com Ele!

35Podemos dizer que o legado que Nelson Mandela deixou é muito valioso, não só pela história de vida mas por todas as atitudes e exemplos que deixou na área da política e educação.

O líder sul-africano foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo Apartheid, na África do Sul e se tornou um ícone na defesa das causas humanitárias. Em seus atos e discursos ele defendia um sistema de educação com maior igualdade.

“Não está além do nosso poder a criação de um mundo no qual crianças tenham acesso a uma boa educação. Os que não acreditam nisso têm imaginação pequena”, repetiria ele ao longo da vida.

Nelson Mandela tornou-se presidente em 1994 e até 1999 lutou para prover a mesma educação para negros e brancos em seu país. Um dos seus principais focos era democratizar e garantir que todos teriam acesso ao conhecimento. É estranho pensarmos que isso é o justo, mas vivemos em um país onde ainda há muita desigualdade, inclusive na área da educação.

“O presidente Mandela falou com paixão em todos os fóruns possíveis sobre seu compromisso de prover educação de qualidade para todas as crianças da África do Sul, assim como propiciar também uma vida melhor para todos. Ele estabeleceu parcerias valiosas com o setor privado, especialmente para a construção de escolas nas comunidades rurais de todo o país”, diz o Departamento de Educação Básica em seu site.

Dentre suas inúmeras iniciativas uma delas é a “Rede Mindset” que foi lançada no ano de 2013 uma organização sem fins lucrativos que provê recursos de estudo para estudantes e professores em vários temas, desde economia, matemática e física até tecnologia e orientação para a vida. Na época ele disse uma das suas mais famosas frases:

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

No site de sua fundação “Nelson Mandela Foundation” é possível acompanhar muitos de seus discursos, onde em muitos deles ele pregava a igualdade e qualidade da educação, estimulando através de suas palavras a formação de líderes. Em 2005 ele criou outra fundação a “Mandela Rhodes Scholarship”, com o objetivo de financiar estudo de jovens a fim de formá-los líderes do futuro. Em seguida ele criou uma outra fundação para promover a educação para pessoas em áreas rurais da África do Sul, a “Nelson Mandela Institute for Rural Development and Education”. Todas essas iniciativas tinham um objetivo em comum que era promover a dignidade através da educação.

 “Ninguém pode se sentir satisfeito enquanto ainda houver crianças, milhões de crianças, que não recebem uma educação que lhes ofereça dignidade e o direito de viver suas vidas completamente”.

As lições de Nelson Mandela para todos vão além da educação e da coragem com a qual ele lutou pela igualdade. Mas podemos dizer que seu legado nos ensina que com pequenas iniciativas e perseverança é possível prover uma educação de qualidade para todos, independente da idade, local ou forma. Para ele, a educação dá liberdade e poder.

“Uma boa mente e um bom coração são sempre uma combinação formidável. Mas quando você adiciona a isso um idioma bem falado ou uma caneta, então você tem uma coisa realmente especial”, dizia ele.

Podemos aprender muito com os seus exemplos, mas o mais importante é que seu legado não seja somente lido mas também praticado. Que como ele nós possamos ser líderes e nos inspirar para criar uma comunidades de aprendizagem e compartilhar conhecimento e democratizando a Educação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s