Cursos

Como escolher o seu curso para a faculdade

36A faculdade é uma fase importante na vida das pessoas, e para quem ainda está acabando o ensino médio, é também uma decisão difícil. A seguir, veja passos para escolher o seu curso para a faculdade:

1. CONHEÇA A SI MESMO

Antes de pensar no tipo de carreira que você quer seguir, ou qual universidade frequentar, você precisa conhecer a si mesmo. De acordo com Beth Probst, dona da companhia At the Core, “comece com coisas como os traços de personalidade e habilidades que você já tem, os ambientes em que você vai bem e os ambientes em que você vai mal, o tipo de coisa que para que você dá valor, suas preferências pessoais para trabalhar individualmente ou em grupo, e assim por diante”.

Conhecer os seus pontos fracos e fortes é importante para determinar qual o melhor caminho para você. Ignorar os seus talentos e preferencias pode resultar em escolher uma carreira que você teme todos os dias. “Quando você se conhece melhor, é muito mais fácil considerar os tipos de carreira que são do seu interesse” afirma Probst. “Antes de decidir o seu curso, se coloque no caminho do sucesso sabendo para qual carreira esse curso vai te levar.”

2. DESCUBRA OS SEUS INTERESSES

Assim como conhecer a si mesmo desde o início, conhecer quais são as suas paixões é um elemento chave para saber o que você deve estudar. Com certeza você já ouviu o conselho “faça o que você gosta” para a sua carreira, mas já que o seu diploma tem um papel importante na formação da sua carreira, é uma boa ideia ter isso em mente desde o início.

“Não existe substituto para a paixão e ela não pode ser ensinada”, diz Austin Duvall, que é planejador financeiro. Ele aconselha estudantes a seguirem os seus instintos quando escolherem a sua carreira. Claro que isso não é tão simples assim, e as vezes os seus hobbies não são facilmente traduzidos em profissões.

A boa notícia é que o título do seu diploma também não é uma decisão definitiva. Alguém que se interessa em trabalhar com administração, por exemplo, pode ter feito cursos de finanças, psicologia ou marketing para atuar na área.

3. NÃO PENSE SÓ NOS LIVROS

Não siga só os seus interesses acadêmicos, olhe também para as suas paixões fora da escola. Isso também significa entender mais sobre a realidade e o cotidiano da carreira que você está considerando. Ter uma noção de como é a indústria ajuda você a saber qual delas é a melhor para você.

4. PONHA AS MÃOS NA MASSA

Agora que você sabe quais são suas habilidades e interesses, e pesquisou quais setores da indústria são melhores para você, está na hora de descobrir se a carreira que você escolheu é mesmo para você. Agarre qualquer chance que você tiver de “provar antes de comprar” para ter uma noção maior do que é o trabalho. Se você provar um pouco a rotina do profissional da área que você escolheu, e ficar com vontade de provar mais, é um bom sinal de que você escolheu o caminho certo.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s