Dicas

Plágio: Como evitar o pior pecado acadêmico

38Todos os estudantes do ensino superior são informados desde o primeiro dia que entram na universidade que o plágio é um pecado acadêmico muito grave. Universidades e faculdades levam o plágio tão a sério que qualquer aluno culpado de tomar crédito pelas palavras e pensamentos de outra pessoa pode chumbar o ano imediatamente e ser expulso da faculdade.
Como uma grande parte das classificações finais na universidade são feitas de cursos apresentados durante o inteiro período da licenciatura, nós aqui no Examtime queremos esclarecer esta questão para todos. Como alunos estão cada vez mais familiarizados com o estudo online, eles precisam ter cuidado com o seu conteúdo de estudo. Existem vários sites que podem rever o teu trabalho e detetar se há um nível elevado de plágio no teu trabalho.

Pensamos que Turnitin é um ótimo site para verificar o teu trabalho. Outro recurso online excelente é o Manual Estilo Hardvard da Universidade de Aveiro que é basicamente um manual completo para referenciar e citar o trabalho a partir de uma variedade de fontes, de forma academicamente aceitável.

Se ainda tiver dúvidas depois de ler o Manual, pergunta a um professor para mais esclarecimento. A tua universidade não quer fazer a tua vida difícil com este assunto, eles simplesmente querem ter a certeza de queirá aproveitar a vida acadêmica ao máximo.

Alguns alunos podem pensar que o fato de que estão a citar várias fontes no seu trabalho é visto como um fator negativo pelos seus professores mas na realidade isso é algo positivo. Alunos do ensino superior são sempre incentivados a ler muito sobre este tema e de incorporar bem os argumentos teóricos no seu trabalho.

Desde que faça referência a todas as tuas fontes de uma forma clara e evite o plágio, não perderás pontos baseado na quantidade de obras que citaste no final da tua composição. A composição de um bom trabalho será de citações e análises, mesmo que as citações predominem e sejam justificadas.

ATENÇÃO! O seu trabalho pode ser corrigido por mais de duas pessoas diferentes. A maioria de instituições do ensino superior também colocam uma amostra de todos os trabalhos enviados por meio de programas de computador especificamente desenhados para reconhecer o trabalho plagiado.

Isso é algo que se feito no mundo profissional até pode resultar na perda de emprego. Os exemplos recentes da jornalista independente Johann Hari, e romancista Quentin Rowan são ilustrações gráficas de como ser exposto como cometer o plágio é muito prejudicial, tanto para a tua reputação como para as tuas perspetivas futuras de trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s