Dicas

Aumente a sua potencia de aprendizagem

43VOCÊ sabe qual é a potencia de aprendizagem do seu cérebro?

O seu cérebro possui a capacidade em condições diárias de uma aprendizagem progressiva de captar e absorver de dez a vinte novas palavras por dia, e de acordo com sua necessidade + objetivo de aprendizagem o cérebro dobra a capacidade para até quarenta palavras por dia numa situação de complexa necessidade dessa aprendizagem. Um exemplo muito comum é o ter que aprender um novo idioma por imersão a um país de origem nativa pela busca do aprendizado.

O fato de que VOCÊ além da “pressão” por estar em condições de sobrevivência em um outro país precisando se ambientar (conseguir se alimentar; chegar ao seu destino; apreciar a gastronomia; conhecer a cultura, os costumes, trabalho, etc.) e se comunicar com o mínimo de instruções básicas da língua nativa no país que se destinou a visitar ou viver, a aquisição do idioma se torna mais rápida pela situação de sobrevivência, pois seu cérebro trabalha automaticamente dobrando a capacidade de aquisição das palavras tornando primário o novo idioma e secundário o idioma de origem.

Diante disto, em um intervalo curto de tempo VOCÊ absorverá as novas palavras tornando-as habitual e padrão – a priori seu cérebro automatizará todo o processo de aquisição de escuta e fala e a posteriori o de escrita.

Conforme pressuposto teórico da reprogramação mental, ou seja, através de técnicas da programação neurolinguística é necessário vinte e um contatos efetivos com o novo aprendizado que se destina para que seja efetivado pela formação de um novo caminho neural que será estabelecido internamente em seu cérebro pelos registros de sua memória de curto, médio e longo prazo em conjunto com o hipocampo.

Uma questão fatorial que temos que levar em consideração é a seguinte:

  • Se VOCÊ tem vontade (100%) e precisa aprender algo novo (100%), o seu resultado será totalmente positivo;
  • Se VOCÊ não tem vontade (0%), mas precisa aprender algo novo (100%), o seu resultado será mediano ou insatisfatório ou até mesmo mais lento para conseguir um resultado positivo ou correrá o risco de ter um resultado relativamente negativo;
  • Se VOCÊ não tem vontade (0%) e não quer aprender algo nada de novo (0%) em sua VIDA, o seu resultado será totalmente negativo.

Saiba que isto está relacionado a nossa capacidade de resiliência que é um processo intrínseco a qual todos nós seres humanos temos de nos adaptar (superar) rapidamente as novas necessidades e/ou situações cotidianas complexas.

No caso, a situação é a de estar “sob pressão”, ou seja, a cada dia ocorre um novo desafio que gera uma nova superação nos motivando a estabelecer novos aprendizados – ser resiliente é um fator relevante para superação e aquisição mais rápida de qualquer situação e evitação de situações negativas, mas isto não quer dizer que quem não possui esta capacidade não superará os desafios ocorridos; a superação também ocorrerá mesmo que seja em maior tempo do que se necessita.

Então, ao contrário do que afirmavam antigamente que as informações só poderiam ser aprendidas durante o processo de formação cerebral na infância, a neuroplasticidade cerebral ao longo de décadas no campo de pesquisas científicas veio para mudar esse conceito, pois através de novos estímulos também na fase adulta o cérebro consegue aprender algo novo diariamente, já que aprendizagens e adaptações ao longo de nossas VIDAS gera uma reorganização em nossos neurônios nos auxiliando a continuarmos em constantes aprendizagens e adaptações beneficiando nosso desenvolvimento.

A dica é: Praticar! Sintam os excelentes resultados, pois novos caminhos neurais que serão gerados irão proporcionar mais habilidades na aquisição de qualquer novo aprendizado que VOCÊ desejar fazer.

Tudo o que VOCÊ se dedica e permite a aprender de novo será melhor absorvido pelo seu cérebro, basta dedicar-se 100% ao seu novo objetivo.

E lembrem-se todos disso: PENSE SEMPRE POSITIVO!

Esse texto foi escrito com a colaboração do Prof. Felipe Gomes, Formação: Master-Practitioner em P.N.L.(Programação Neolinguística), Hipnose Letárgica, Coaching Intuitivo, Publicidade & Propaganda, Especialista em O Segredo, Memorização,  Leitura Eficaz, Inteligência Emocional, Mapas Mentais, Oratória, Motivação, Liderança, Concentração, Técnicas de Estudos, Consultoria em Vendas & Marketing, Marketing Digital, entre outras especializações!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s