Dicas

Como ser criativo mesmo com uma vida ocupada

46.jpgSer uma pessoa criativa, que quer viver dos seus interesses criativos é desafiador, principalmente quando se tem um emprego, uma família, faculdade e outras obrigações envolvidas. Mas não se intimide, ainda é possível ser criativo mesmo enquanto é ocupado. Confira a seguir algumas dicas para manter as duas coisas equilibradas:

1. ANOTE OS SEUS OBJETIVOS

O objetivo da maioria das pessoas criativas é viver, pelo menos parcialmente, através dos frutos da sua criatividade. O primeiro passo para isso é ter uma ideia clara do que exatamente isso significa. Se você acredita que já tem tudo bem claro na sua mente, saiba que você está errado. Escreva o que exatamente você quer, e o que precisa para chegar lá, ou o sonho nunca se tornará realidade.

2. PRATIQUE NO SEU TEMPO LIVRE

Não acredite nos filmes, ninguém consegue chegar a lugar nenhum sendo um “talento nato”. O talento é o resultado de muita prática, e ninguém nasce com ele. Até aquelas crianças prodígios das quais todo mundo adora falar passaram bastante tempo tocando piano, ou escrevendo ou pintando, antes de se tornarem famosos.

Malcolm Gladwell especula no seu livro “Fora de série” que são necessárias ao menos 10 mil horas de prática para que uma habilidade seja dominada. Mesmo que o número seja fonte de debates, ele dá uma ideia de que fazer bem alguma coisa não é um presente divino. O problema é que tendo um trabalho e outras obrigações fica difícil achar o tempo para acomodar 10 mil horas de prática.

Por isso você não despreze os seus fins de semanas e horas depois do trabalho. Use esse tempo para descobrir mais sobre o seu interesse. Leia sobre o assunto, pratique, e faça o melhor com o seu tempo livre.

3. IGNORE QUEM DESMOTIVA VOCÊ

Ouvir coisas desmoralizantes faz parte da jornada de qualquer um, o segredo é não deixar que essas pessoas atinjam você. Cerque-se com pessoas positivas que vão encorajar o seu interesse ao mesmo tempo que contam a verdade. Ao mesmo tempo que você pode fazer bom proveito de influências positivas, alguém que encoraja os seus excessos e diz que tudo está bom quando não está pode causar mais mal do que bem.

4. NÃO DEIXE QUE O CANSAÇO MATE A SUA CRIATIVIDADE

É fácil permitir que o seu trabalho canse você a ponto de que você chegue em casa, coma e vá dormir. Essa é a forma mais fácil de matar a sua criatividade. Aprenda a dedicar o máximo de horas possível para a sua paixão, mesmo que isso signifique cair no sono com o laptop no colo enquanto pesquisa sobre o seu interesse.

5. ACREDITE EM SI MESMO

Gente criativa está sempre duvidando da própria capacidade, e não acredita em nada do que cria até receber algum tipo de feedback. Essa doença da falta de confiança em si mesmo pode ser paralisante, e o medo de ser rejeitado pode resultar em uma pessoa que nunca sai do lugar, nunca mostra as suas criações para o mundo. O primeiro passo para ser mais criativo é praticar, mas o segundo é ignorar os seus medos e partir para a ação.

6. SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO

A sua zona de conforto é um lugar maravilhoso. É onde você conhece as regras, já tem a prática para não errar, e sabe sempre exatamente o que fazer. O problema é que continuando nela você não aprende nada de novo. Sair da sua zona de conforto é essencial para exercitar a criatividade e aprender coisas novas sobre a sua área de interesse. No meio do caminho você com certeza vai passar vergonha e ser rejeitado, mas você já superou essas coisas antes e pode fazer isso de novo agora. Lembre-se que não vai ser sempre assim, mas o único jeito de chegar num momento em que as coisas são fáceis, é passando por quando elas são difíceis.

7. SE MANTENHA OCUPADO

Estar ocupado demais para fazer o que você gosta é muito frustrante, mas lembre-se que nem sempre é uma boa ideia largar tudo para viver da sua criatividade. Você tem um emprego porque também tem contas, e está fazendo faculdade porque quer aprender mais sobre alguma coisa. Não largue tudo.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios

Um comentário em “Como ser criativo mesmo com uma vida ocupada

  1. Adorei o texto. Bastante útil. Anotar os objetivos é de fundamental importância, afinal quando você planeja, Deus sorri. Uma coisa que me ajuda muito é ter várias agendas, uma para o trabalho, outra vida pessoal, yoga… Me ajuda a ter uma visão mais ampla. Abraços

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s