Sem categoria

Descubra o que os jovens profissionais fazem para se destacar na multidão

Conheça – e desenvolva – seis características comuns entre os jovens talentos que se destacam nas empresas onde trabalham!

54

Vamos começar este artigo com uma revelação: profissionais de destaque, independentemente da idade ou área de atuação, não chegaram lá apenas por um golpe de sorte! Eles trabalharam duro para estar onde estão.

O segredo não é apenas estar no lugar certo na hora certa. É preciso abrir os caminhos para que esse momento também chegue para você.

O melhor é que fazer isso é mais fácil do que você imagina! Os ingredientes para essa receita são simples: um pouco de paciência, um pouco de autoconhecimento, uma bela dose de planejamento e muita, muita persistência!

A Love Mondays desenhou um mapa da mina explicando o que os jovens profissionais fazem para se sobressair na multidão. Confira!

1. Eles têm resiliência

A resiliência é uma das principais características a buscar para quem pretende se destacar em um mercado de trabalho ultracompetitivo como o nosso. Essa é a principal qualidade de quem não se deixa abater pelas dificuldades e se mantém persistente e íntegro mesmo diante das situações mais complicadas. Quando se é jovem, muitas vezes é necessário provar ao mundo que tem talento e maturidade para assumir diversas funções. No mercado de trabalho, a gente aprende na marra que é preciso conhecer muito bem o terreno para saber agir de acordo com o contexto, onde pisar e quais são os limites. Quem tem resiliência consegue expor esse atributo mais fortemente quando precisa lidar com alguma situação delicada ou um problema de relacionamento. Os mais fortes vão conseguir extrair aprendizado de todas as experiências, sejam elas positivas ou negativas. E o mais importante: eles não se deixam abater, enfrentam as dificuldades sem desanimar.

2. Eles inovam

Anote aí o primeiro mandamento do profissional bem sucedido: quem não inova, não se destaca! A inovação é hoje um dos critérios que separam os profissionais medianos dos grandes. Quem tem as melhores ideias sai na frente, em larga vantagem. Para inovar é preciso conhecer muito, muito bem a área em que atua. Os gestores tendem a dar mais valor a quem traz ideias transformadoras ou propõe soluções que facilitem a vida de todos. Já reparou que pessoas assim nunca ficam desempregadas? Ou quando ficam estão pensando em investir em algum negócio totalmente diferente? É importante saber que inovação não é sinônimo de complicação. Às vezes, a ideia mais básica é a que faz a maior diferença! O lance é concentrar esforços na busca de soluções para todo tipo de problema, do maior ao mais simples. Isso mostra que o profissional realmente domina o que faz.

3. Eles se esforçam como se fossem donos do negócio

Você pode ser um profissional recém-chegado, num cargo ainda iniciante, e mesmo assim fazer uma diferença tremenda. Ainda que seu poder de decisão dentro da empresa seja limitado, isso não impede que você se informe continuamente sobre o negócio em que a empresa atua, o mercado e seus concorrentes. Com informações tão importantes em mãos, será mais fácil enxergar a organização “com olhos de dono” e atuar de forma a causar um impacto positivo na empresa.

4. Eles desenvolvem uma visão estratégica

Segundo a Love Mondays, o mercado de trabalho ainda carece de profissionais com visão estratégica. A maioria ainda se limita a cumprir as funções que lhe são dadas, sem questionar o fluxo de trabalho ou propor outros métodos. Portanto, se você busca destaque no mercado trabalho, terá que evitar a qualquer custo “ficar só no seu quadrado”. Cumprir suas tarefas é importante, claro, mas é preciso ampliar o olhar. A visão estratégica é algo que nasce a partir de muito estudo, dedicação e alguma experiência. O ideal é sempre ter como meta desenvolver essa característica, independentemente do campo de trabalho escolhido.

5. Eles são íntegros

Olha, vamos contar uma verdade aqui: a era dos executivos que passavam por cima de tudo e de todos, usando de artifícios antiéticos para seguir suas ambições desmedidas, já acabou. Ainda bem! A integridade é um componente muito importante e apreciado em todo o mercado de trabalho. Ter escrúpulos, agir com ética, tratar bem colegas, funcionários, clientes e superiores é essencial para desenvolver sua carreira. Hoje se valorizam muito mais os relacionamentos, a capacidade de se comunicar e a inspiração que um líder provoca nas outras pessoas. Além dessas cinco importantes dicas da Love Mondays, incluímos esta que é uma das questões mais importantes para quem busca destaque profissional:

6. Eles têm boa formação

Fazer um curso superior em uma boa faculdade, ter um bom desempenho acadêmico, investir em estágios e, posteriormente, dar continuidade aos estudos são diferenciais importantíssimos na carreira. E isso não deve acontecer só em determinada etapa da vida. A formação continuada deve estar presente em todos os momentos, seja por meio de um MBA, especialização, mestrado, doutorado ou mesmo de cursos livres e de idiomas. Investir em conhecimento nunca é demais. Para quem está buscando uma faculdade, o mais importante é verificar se ela tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso. É essa chancela que dará ao seu diploma validade e respeito no mercado.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
-Universidade de Franca (UNIFRAN)
-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
-União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME)
-Faculdade Pitágoras
-Universidade Estácio de Sá

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s