Sem categoria

Como otimizar tempo e estudos?

71.jpgUm dos grandes desafios dos estudantes talvez seja estudar para ter um bom emprego e, ao mesmo tempo, trabalhar para manter os estudos. Parece confuso, mas a realidade é essa para boa parte dos jovens: conciliar trabalho e emprego, mantendo um bom rendimento nos dois. Muita vezes, o salário no final do mês é a garantia da mensalidade e dos materiais didáticos exigidos para complementar a formação.

Parece uma tarefa desafiadora, mas é perfeitamente possível. Basta que o estudante tenha disciplina para organizar o tempo e realizar as atividades que são necessárias tanto no trabalho quanto nos estudos. Quem tem uma rotina apertada não pode perder tempo, é preciso conhecer cada horário que estará vago e distribuir entre as tarefas pendentes.

Se for preciso, monte uma tabela listando todas as atividades da semana, inclusive o tempo que passa no trânsito. Dessa forma, o estudante poderá ter uma noção do tempo livre e como aproveitar com uma leitura programada ou resolvendo exercícios.

Cronograma de estudos

Algumas dicas podem ser cruciais para o melhor aproveitamento do tempo. A primeira delas é priorizar os conteúdos ligados às matérias consideradas mais difíceis, o que não significa que as outras serão deixadas de lado. É bom sempre dedicar mais tempo para sanar as dúvidas que tenham ficado depois das explicações do professor.

Outro fato que é realidade na vida de um estudante que trabalha é abrir mão dos finais de semana e folgas do emprego para estudar. Não significa abandonar os eventos sociais, mas estabelecer uma linha de prioridades, participar somente dos eventos mais importantes e aproveitar o restante do tempo com estudos.

É bem verdade que pode até bater o desânimo diante de uma rotina tão apertada, mas o tempo de estudos é algo que traz um retorno sem precedentes. Se o desejo é ter um bom emprego e viver com tranquilidade o resto dos dias, o sacrifício vale a pena. Tenha sempre seu objetivo em mente e junte forças para não desistir.

Programe-se

Na hora de programar os estudos, é preciso levar em consideração algumas atividades importantes, como:

– Dedicar-se ao máximo para participar das aulas expositivas, pois esse é o melhor momento para tirar dúvidas;

Resolver exercícios propostos pelos professores e aqueles que podem ajudar nas matérias mais difíceis;

– Revisar o conteúdo com leituras sobre os temas estudados;

– Colocar a leitura em dia, pois deixar acumular textos pode atrapalhar outras tarefas;

– Ter uma agenda com todas as datas para entrega de trabalhos anotadas para facilitar a programação.

Qualidade de vida

Já diz o velho ditado que “saco vazio não para em pé”, por isso, o estudante, por mais corrida que seja a rotina, deve ter uma boa alimentação para evitar problemas de saúde. Além disso, a prática de atividades físicas oferece disposição e deve também fazer parte da rotina.

Por Rafael Batista
Equipe Brasil Escola
Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s