Dicas · Dicas Profissionais

Aprenda a fazer um plano financeiro enquanto está na faculdade

81.jpgUma pesquisa feita nos Estado Unidos descobriu que o dinheiro é o fator que mais estressa o americano desde 2007. A nova geração talvez seja a mais estressada quando o assunto é dinheiro do que as gerações passadas. Quase 30% dizem se preocupar com suas finanças todos os dias, e 63% entram em pânico financeiro pelo menos uma vez por semana, de acordo com o 2016 Planning & Progress Study.

Nem todo estresse financeiro é ruim. Se você não tem nenhuma preocupação com dinheiro isso também não é saudável”. Diz a Dr. Mary Gresham, uma psicóloga que se especializa em ansiedade financeira. “Um nível que o motiva a trabalhar pelo seu dinheiro, administrar seu dinheiro, ganhar e salvar esse dinheiro – isso é saudável”.

Então como viver nessa mentalidade certa, onde o estresse é na medida certa? O site The Muse entrevistou alguns especialistas na intersecção de dinheiro e emoções. Aqui vão as suas sugestões de como lidar com a ansiedade financeira:

Acompanhe seus gastos
Uma vez por semana, ou duas por mês veja com o que você gastou seu dinheiro. Isso pode ser feito através de aplicativos de finanças onde é possível inserir os seus gastos, ou da maneira antiga: anote tudo num caderno. Isso permite que você se sinta no comando do seu dinheiro, e permite que decisões melhores sejam tomadas.

Aumente seus fundos de emergência
Quase 44% dos americanos têm dinheiro suficiente nas suas economias para se manter por apenas três meses ou menos, de acordo com uma pesquisa (http://assetsandopportunity.org/scorecard/about/main_findings/) feita pela Corporação de Desenvolvimento Econômico americana. Existe ainda quem não tem qualquer fundo de reservas. Isso gera estresse em qualquer um. Todo imprevisto tem a capacidade de colocar a conta no vermelho. Se o seu fundo de emergência não existe, invista nele. Mesmo se a quantia for pequena, economize até você ser capaz de se manter com ele por pelo menos um mês.

Fale com alguém
Desabafar sobre problemas financeiros pode ser difícil para muita gente, mas especialistas insistem que isso é muito importante. “Apoio social é uma das melhores ferramentas para controlar o estresse que existe”. Diz Gresham. Ela sugere a entrada em grupos online com pessoas com mentalidade e experiências parecidas. Esse senso de comunidade, mesmo que anônimo, é extremamente reconfortante e vai lembrar você do fato que essa experiência não é exclusiva sua.

Saia da maratona do sucesso no Facebook
Fotos de colegas da faculdade de férias na praia, selfies em grupo dos seus amigos cortando um filé mignon num restaurante, imagens da casa que sua irmã acabou de comprar: Visitar as redes sociais pode convencer qualquer um que todos no mundo estão felizes, só você está sofrendo. Comparar o que as pessoas decidem exibir nas redes sociais é como comparar os pontos altos da vida de alguém ao seu por trás das cenas. É importante colocar essas coisas em perspectiva e não tomar parte nessa maratona de comparações.

Lembre-se para que serve o dinheiro
Uma grande parte de controlar o seu estresse financeiro é controlar como você gasta seu dinheiro, mas também não é indicado se livrar completamente dos prazeres da vida. O dinheiro não deveria ser uma fonte de ansiedade, mas de diversão e oportunidade. Divirta-se com algo que caiba no seu orçamento, mas divirta-se. Assista um show, vá num restaurante novo, compre um livro. Não deixe sua vida girar em torno do dinheiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s